Seguidores

Pesquisar

Cracóvia


Viagem

Cracóvia

por Danielle Di Carla, redação ONNE

"  Uma viagem pela história da humanidade"


"Ter a oportunidade de conhecer a Polônia, é ter a chance de vivenciar um pouco mais sobre a história e evolução do mundo. Particularmente, agradeço por ter tido esse privilégio. Infelizmente, o tempo de estada por lá foi curto, mas, suficiente para me agregar sentimentos e momentos, muitas vezes, difíceis de descrever."


Centro de Cracóvia (Foto: Carolina Monzi)

'O trem que realizou o trajeto Praga - Cracóvia, sinceramente, não era dos melhores. Além do que, o verão europeu no auge de sua temperatura realmente incomoda. O percurso levou em torno de 6h desgastantes, mas, que valeram a pena logo na chegada. O mais gostoso de viajar pela Europa como mochileira é ter a oportunidade de conhecer gente de todas as partes do mundo, e claro, manter esses contatos após a viagem. Na chegada, fiz de cara duas amizades. Duas irmãs inglesas que estavam viajando há mais de 2 meses. Foram surpreendentemente, uma simpatia do início ao fim e, graças a essas amizades, tive alguns dos momentos mais divertidos de toda a "trip". E foi assim, sem albergue e sem rumo, que segui com a aventura."


(Foto: Carolina Monzi)



O dragão é símbolo da cidade (Foto: Carolina Monzi)

"Na chegada ao hostel, me surpreendi com a estrutura do albergue, e principalmente, com a hospitalidade dos poloneses. Falando um inglês perfeito, a recepcionista apresentou nosso quarto e nos disse ainda que em minutos serviria o jantar, algo que não costuma acontecer em hospedagens assim. Nessa mesma noite, fui apresentada a guia do albergue Greg & Tom's, que nos convidou a conhecer uma das principais tradições da Polônia - a vodka. Saímos então, para uma guiada noite de degustação, e essa, certamente foi uma das noites mais divertidas de todo o roteiro. A tão famosa vodka polonesa é realmente diferente, mas, nós brasileiros temos que tomar cuidado, pois, algumas delas chegam a ter 90% de alcoól. Para poder vivenciar a cultura local vale a pena degustar aquelas bem fraquinhas, que também são diferentemente saborosas. Sendo assim, vai aí uma dica para os baladeiros de plantão - curta com moderação, afinal, a noite polonesa não costuma parar!"


"Vodka tasting" - a famosa degustação de vodka polonesa (Foto: Marryer Desier e Fernanda Salese)

"É verdade, os poloneses gostam bastante da noite. Não se assuste se ao andar pelas ruas for abordado por nativos lhe convidando para conhecer as casas noturnas da região, lá, isso é normal. No entanto, não se deixe levar por desconhecidos, na Europa também existem pessoas com más intenções.
A Cracóvia, além de agitadíssima 24 horas ao dia, possui muitos outros encantos. Com uma população em torno de 760 mil habitantes, a cidade foi por muito tempo a capital do país. Até mesmo por isso, até hoje, para muitos, o coração polonês bate mais forte por ali. Com mais de sete milhões de turistas ao ano, o centro da cidade é considerado Patrimônio Histórico da humanidade pela Unesco. A partir daí, já dá pra entender um pouco mais a tamanha importância desse lugar, do seu povo e de toda a história que cerca o país."



As "charretes" circulam diariamente pelo centro da cidade (Foto: Carolina Monzi)



Mina de sal "Wieliczka" (Foto: Reprodução)



Auschwitz I (Foto: Danielle Di Carla)



"Saindo da cidade, há um pouco mais de uma hora, um passeio histórico e ao mesmo tempo impactante lhe espera - Auschwitz. Auschwitz é uma pequena cidade da Polônia que foi alvo e refém dos nazistas. Hoje, a cidade aparentemente tranquila, recebe inúmeros turistas curiosos e observadores do que foi a cruel história desse lugar. Posso dizer, que indico essa visita somente para aqueles que estiverem realmente preparados a ficarem cara a cara com a ignorância humana. Crianças por aqui, nem pensar.''

"Afinal, por mais que os anos tenham passado, a energia ainda é pesada, milhares de pessoas sofreram nesse, que
é considerado o maior campo de concentração de todos os tempos. Visitar o campos de Auschwitz I e Birkenau não é nem um pouco agradável, é carregado e triste. Até os mais preparados se impressionam com os fatos narrados pelos guias locais. Todavia, para os apreciadores da história mundial, é relevante poder presenciar que a verdade vai muito além dos livros. "

"Além disso, a Polônia ainda possui um maravilhoso passeio pelas Minas de sal, criadas pela força da natureza há 15 milhões de anos atrás. Essa mina subterrânea abriga muitas curiosidades, e já foi visitada por figuras importantes, como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Bill Clinton e até pelo memorável Papa João Paulo II. Durante a segunda guerra mundial, o local foi ocupado pelos alemães, que fizeram dali um armazém para fabricação de produtos militares. No decorrer desse passeio, é imperdível uma visita à capela "Saint Kinga", onde se encontram diversas esculturas feitas de sal. E para não voltar de mãos vazias, você ainda pode passar pela loja subterrânea de recordações e levar para casa um pequeno souvenir. "

"Por fim, posso dizer que uma visita à Cracóvia, ou a qualquer cidade desse valioso país, além de histórico e curioso, é uma experiência para o resto da vida. Com certeza, uma parada imperdível para todos aqueles que gostam de ir além, e conhecer destinos não tão óbvios, mas, repletos de cultura.
RAIO-X"

"Nome Oficial: República da Polônia
Cidade Principais: Varsóvia, Lódz e Cracóvia.
Área: 312.685 km²
Capital: Varsóvia
Moeda: Zloty (1 zloty - 0,64 reais)
Idioma oficial: Polonês
Religião: Cristianismo (92%)
Fuso horário: +5hrs"




"  SERVIÇO"

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Cracóvia"

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

agregar:


http://www.quora.com/Edilene-Brand%C3%A3o-da-Silva/Postshttp://instagram.com/edilenebrandaodasilva LinkedInTwitter Facebookstumbleupon RSS Feed Email/

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *